Skip to main content

Diversidade cultural

Forma de ser, criadas a partir de complexas síndromes de intercâmbio que embasam hierarquias próprias engendradas de formas de isolamento decorrentes da complexidade seletiva da consciência nos diversos tipos de relacionamento e comunicação estabelecidos como base da vida.

Os seres vivos vivem baseados em comunicação – comunicação uns com os outros, comunicação consigo próprio. Relacionar-se é a base da vida. Desde sempre, o contato entre os seres direciona a vida e o desenvolvimento da vida. Todo aprendizado estabelece relações uns com os outros, essencialmente consigo próprio. Saber viver é também descobrir como se relacionar com as pessoas, com os seres, incluindo a si próprio. Todos os seres estabelecem relações entre si, assim como com tudo que está à volta. Mas, a complexidade seletiva da consciência constrói formas de isolamento tão variadas quanto as formas dos relacionamentos. Ao se estabelecerem, seus isolamentos engendram suas hierarquias próprias, baseadas em complexas síndromes de intercâmbio, criando formas de ser, as quais denominam-se, sob o nosso ponto de vista, as diversas culturas.

06/02/2013. Cada um, ao longo do tempo, influenciado pelas circunstâncias de cultura, de religião, de filosofia, de sociedade, irá configurar o seu universo pessoal, transmitindo, uns para os outros, as escolhas, as decisões, as incertezas, as ilusões, o conhecimento.